SITE DO PROFESSOR MORA
  
 
 
 
CURSO IN COMPANY
Gerenciamento de Projetos Estabelecendo Diferenciais Competitivos :

O objetivo é aprofundar nos conhecimentos de gerenciamento de projetos,apresentando e detalhando as áreas propostas pelo PMI,bem como outras práticas de mercado.Aborda também a construção de um plano de projeto,onde os participantes irão planejar um projeto fictício,englobando:escopo,cronograma, orçamentos, riscos,e atuando no detalhamento do processo de compras,comunicações e qualidade
.
 
contato@professormora.com.br
Imprimir esta páginaAcrescentar aos Favoritos

 

A análise SWOT é uma forma muito difundida de fazer o diagnóstico estratégico da empresa. Tem como objetivo reconhecer as limitações, maximizando os pontos fortes da organização enquanto monitora oportunidades e ameaças.

 

O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da

empresa com as tendências mais importantes que se verificam no envolvimento global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura econômica,das imposições legais, etc.

 

SWOT é a junção das iniciais (em inglês) dos quatro elementos-chave desta análise

estratégica, a saber:

 

Strenghts - pontos fortes: vantagens internas da empresa em relação às empresas

concorrentes

Weaknesses - pontos fracos: desvantagens internas da empresa em relação às

empresas concorrentes

 Opportunities - oportunidades: aspetos positivos do ambiente externo com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa

Threats - ameaças: aspetos negativos do ambiente externo com o potencial de

comprometer a vantagem competitiva da empresa.

 

A idéia é a de avaliar, através de uma reflexão aprofundada na qual devem participar todos os gestores de topo da empresa, quais são estes elementos.

 

Previamente, será necessário reunir uma série de informações:

 

Internas, para os pontos fortes e fracos

Externas, para as oportunidades e ameaças (aqui é necessário visão e bom-senso)

  

         O cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas. A melhor situação é quando a empresa consegue “casar” Oportunidades e Forças.

          No caso do cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas, pode-se estabelecer as bases para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as Oportunidades.

Cruzamento entre Ameaças e Forças, pode representar a possibilidade de se investir na modificação do ambiente, de modo a torná-lo favorável à empresa (não é tarefa fácil de ser conseguida).Se no cruzamento entre Ameaças e Fraquezas estiverem situações de alta relevância para a empresa, provavelmente trata-se de ocasião para modificações profundas na empresa, incluindo sua manutenção no próprio negócio

 

 
Copyright 2007-  HOSPEDAGEM e DESENVOLVIMENTO DE SITES -.Control Direct.