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CURSO IN COMPANY
Gerenciamento de Projetos Estabelecendo Diferenciais Competitivos :

O objetivo é aprofundar nos conhecimentos de gerenciamento de projetos,apresentando e detalhando as áreas propostas pelo PMI,bem como outras práticas de mercado.Aborda também a construção de um plano de projeto,onde os participantes irão planejar um projeto fictício,englobando:escopo,cronograma, orçamentos, riscos,e atuando no detalhamento do processo de compras,comunicações e qualidade
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2 -- Artigos da Aula 2                                                                                    
 
 
 
 
 Um dos aspectos essenciais na formulação das empresas da Estratégia em particular da sua dimensão marketing, consiste na relação entre uma empresa eo seu contexto ou ambiente.

Embora este seja bastante vasto, abrangendo o mais variado tipo de Forças desde as de natureza econômica, tecnológica, social, jurídica e política, o aspecto determinante desse contexto é o conjunto das características mais relevantes do setor ou setores, Chamados também de Indústrias, nas Quais uma empresa que desenvolve suas atividades.

A estrutura de um setor influencia e determina as "regras do jogo Concorrencial" de uma forma fundamental, bem como delimita as estratégias Potenciais que uma empresa pode vir Implementar e adotar um. A intensidade Concorrencial num setor não é um fator do acaso.

A concorrência numa indústria baseia-se na RESPECTIVA estrutura econômica e ultrapassa o comportamento das empresas que operam nela.

Um setor um Concorrencial de intensidade depende de cinco Forças básicas:

»O número de Concorrentes ea sua rivalidade em determinado momento
• A entrada de novos Concorrentes
»O poder de negociação dos clientes
»O poder de negociação dos Fornecedores
»O Aparecimento de produtos substitutos


É a partir da conjugação do impacto relativo de cada uma destas Forças que é Determinada uma rentabilidade potencial do setor.

O objetivo estratégico de cada empresa, será o de encontrar uma POSIÇÃO nessa indústria que Permita-se defensor das Cinco Forças REFERIDAS ou influencia-las a seu favor. Como todos conhecem os Concorrentes, pelo menos superficialmente, uma dessas Forças Existência, o importante, para uma formulação da Estratégia Empresarial Consiste numa análise profunda das raízes dessas forças. O conhecimento dessas raízes Permite uma melhor Utilização dos pontos fortes ea correção dos pontos fracos da empresa identificar, Permite As alterações estratégicas mais aconselháveis e as áreas mais atraentes ou mais arriscadas RESULTANTES DA Evolução da Indústria.

 

 



Vejamos, de uma forma mais detalhada, os Principais Aspectos a considerar neste tipo de análise:

»Número de Concorrentes atuais ea sua rivalidade em determinado momento
A rivalidade num setor existe porque um ou mais Concorrentes se sentem pressionados, ou vêem oportunidades, para Melhorar a sua posição. Em muitos setores "manobras efetuadas por uma empresa Têm efeitos significativos nas outras e, portanto, originam retaliação ou Esforços para anular essas" jogadas ". Este conjunto de ações e reações Não podem deixar uma empresa que iniciou o processo ea própria indústria / setor numa situação mais favorável.

Muitas formas de Concorrência principalmente, como guerras de preços, são bastante instáveis e muito possivelmente deixam o setor em pior situação sob o ponto de vista de rentabilidade. Guerras de publicidade, por outro lado, también expandir a procura e elevar o nível de diferenciação dos produtos da indústria, beneficiando todas as empresas. Uma rivalidade intensa é fruto de um certo número de fatores: Numerosos Concorrentes ou com Equilíbrio de Forças - quando o número de empresas é elevado cada uma delas acredita que pode realizar determinadas jogadas sem Serem notadas.

Mesmo quando o número de empresas é reduzido, se existir equilíbrio de forças, estas pueden estar dispostas uma lutar entre si. Quando a indústria é concentrada, dominada por um reduzido número de empresas, estas pueden impor uma sua disciplina ou desempenhar um papel coordenador na indústria; Crescimento lento do setor - numa indústria / setor com uma taxa de crescimento reduzida, a Concorrência transforma-se numa Batalha pela conquista de quota de mercado para as empresas que procuram crescer; Elevados custos fixos ou de armazenagem - Existência de um Elevados custos fixos coloca pressão nas empresas para utilizarem um ao máximo sua Capacidade Conduz o que muitas vezes um Reduções de preços quando existe Capacidade em excesso.

Uma situação relacionada com Elevados custos fixos é a de uma vez que um produto é produzido Dificilmente Armazenado em que um ou sua armazenagem é dispendiosa. Neste caso as empresas são tentadas a cortar os preços um fim de assegurarem as vendas; Inexistência de diferenciação ou custos de mudança - nos casos em que não existe diferenciação entre os produtos Oferecidos numa indústria, uma parte por escolha do cliente é feita na base do preço e serviço.

A diferenciação de produtos, por outro lado, evita uma guerra Concorrencial preferências Têm pois os compradores e São Leais Zambianos ou simplesmente um DETERMINADOS Produtores;
Aumentos bruscos de Capacidade - Em que em Indústrias de Economias de escala obrigam um grandes incrementos da Capacidade Instalada, a adição de nova Capacidade Periodicamente perturba o equilíbrio entre a procura ea oferta nessa indústria. Verificam-se então períodos de sobrecapacidade e redução de preços;
Diversidade de Concorrentes - Concorrentes os que atuam numa indústria origens pueden diferir entre si nas estratégias, personalidades e ter objetivos diferentes e modos distintos de concorrer. Dificilmente interpretam as intenções dos outros Concorrentes não chegando a acordo quanto à definição das regras de jogo na indústria;

Importância estratégica do negócio - a rivalidade numa indústria torna-se mais intensa se um certo número de empresas muito importante uma Consideram sua atividade nessa indústria. Nestas Condições también os seus objetivos, não só diferentes, mas também desestabilizadores pois Têm um caráter expansionista e estão dispostos um uma sacrificar sua rentabilidade;

Elevadas barreiras de saída - barreiras de saída são fatores de ordem econômica, estratégica e até emocional, que fazem com que determinadas empresas permaneçam numa indústria, mesmo que obtenham uma baixa ou até negativa rentabilidade. As principais causas de barreiras de saída são: Ativos especializados - com baixo valor de liquidação ou Elevados custos de conversão ou transferência;
Custos fixos de saída Indenizações - Incluem, manutenção de peças de substituição, estratégicas. Relações - com outros negócios da empresa, em termos de imagem, marketing, Acesso ao Mercado de Capitais, emocionais. Barreiras - uma recusa dos gestores em parte por Tomar Decisões de saída, economicamente justificáveis, por razões de lealdade identificação com o negócio, medo, orgulho,. Restrições Barreiras de ordem social ou governamental de entrada e de saída - o efeito conjunto das barreiras de entrada e saída Constitui um aspecto importante da análise de Setor amigo:

»Entradas de Novos Concorrentes
A entrada de novas empresas num setor Concorrentes Conduz ao Aumento da Capacidade instalada, ao desejo de ganhar quota de mercado e à Aplicação de Recursos, por vezes substanciais setor, nesse. A ameaça de entrada num setor depende das chamadas "barreiras à entrada" existentes e da reação dos Concorrentes atuais. Se as barreiras FOREM elevadas ea reação esperada das empresas existentes para Vigorosa uma ameaça de entrada é reduzida, no caso contrário ela é elevada.

Entre as principais barreiras de entrada destacam-se:

Economias de Escala - Como Economias de escala traduzem-se na Redução dos Custos Unitários de um produto (ou operação) COM O aumento do volume produzido num determinado período de tempo. As Economias de escala dificultam uma entrada na medida em que força o novo concorrente ou uma instalar uma maior Capacidade de produção ea sustentar uma forte reação por parte das empresas já existentes, ou então a entrar na indústria numa escala inferior e colocar-se numa situação desvantajosa em termos de custos. As Economias de escala pueden existir em, praticamente, todas Abastecimentos As funções da empresa: marketing, produção, investigação e desenvolvimento, Rede de Prestação de Serviços, etc;

Diferenciação de Produto -- uma diferenciação de produto significa que as empresas existentes Têm uma imagem de marca e uma lealdade por parte dos clientes finais, RESULTANTES de publicidade feita no passado, do serviço prestado ou simplesmente por terem Sido AS PRIMEIRAS nenhum setor. A diferenciação cria uma barreira na medida em que força os recém chegados um despender elevadas quantias para vencer a lealdade dos consumidores atual. Este Esforço pode envolver investimentos importantes durante a fase de arranque e perdurar por um Prolongado período de tempo;
Necessidades de capital - A necessidade de investir Elevados recursos financeiros para entrar no setor cria barreiras de entrada, particularmente se o capital for necessario para financiar publicidade inicial ou investigação e desenvolvimento;

Custos da Mudança - Os custos que um comprador tem de Suportar ao mudar de um para outro Fornecedor, Constituem uma barreira à entrada. Estes custos pueden incluir o treino de trabalhadores, novo equipamento, tempo despendido em testes de qualificação do fornecedor novo e até custos de ordem psicológica ao abandonar as relações com os Fornecedores anteriores;
Acesso a Canais de Distribuição - uma barreira de entrada pode ser Constituída pela Necessidade que uma empresa tem em recém chegada Assegurar uma distribuição dos seus produtos. Na medida em que esses canais estão já a ser utilizados pela sua Concorrência já instalada, uma nova empresa tem de convencer um Aqueles aceitar o seu produto Através de maiores descontos, publicidade conjunta, que acabam por Reduzir as margens possíveis;

Desvantagens econômicas independentes do efeito de escala - As empresas já instaladas Vantagens ter pueden em termos de custos Independentemente da sua dimensão. Por exemplo: »Know-how protegido Através de patentes ou segredo;» Acesso privilegiado uma Matérias Primas; »Favorável Localização;» Subsídios do Governo. Curva de Experiência - em alguns setores existe uma tendência para que os Custos Unitários do produto diminuam à medida que uma empresa acumula experiência na sua produção. Os custos Devido a Melhoria dos métodos utilizados pelos trabalhadores (curva de aprendizagem, equipamento especializado, alterações nenhum produto,.).
A experiência pode Reduzir os custos na produção, comercialização e distribuição em todas as outras áreas e Operações da empresa. Por vezes Atribui-se as Economias de escala uma redução de custos motivada pela experiência. Aquelas dependem, no entanto, do volume de produção por unidade de tempo e não da produção acumulada ao longo tempo como fazer uma segunda. Se os custos diminuem com uma experiência e se uma empresa consegue Manter como sua propriedade os efeitos da experiência, então estes constituirão uma barreira à entrada; Política do Governo - Um Limitar Governo pode (ou até impedir) a entrada em muitas Indústrias utilizando medidas de controle como licenças, Acesso a matérias primas, combate à poluição,.;
As expectativas que não diz respeito à reação das empresas existentes não enfrentar um setor uma empresa recém-chegada, influenciam uma ameaça de entradas setor não. As seguintes Condições permitem Prever forte retaliação e mesmo o impedimento de entrada: Um passado de forte retaliação Relativamente às empresas que pretendem entrar na indústria. As empresas instaladas Possuem recursos substanciais para REAGIR (ativos líquidos em excesso, capacidade de endividamento não utilizada, Capacidade produtiva em excesso, domínio dos canais de distribuição). As empresas instaladas estão fortemente comprometidas com uma indústria, TENDO Elevados ativos fixos nela Kikyo.

O crescimento da indústria é lento, Limitando assim a sua Possibilidade de absorver "uma nova empresa Negativamente sem afetar as vendas e rentabilidade das empresas instaladas.

»Poder de negociação dos clientes
Os clientes influenciam a Concorrência na indústria na medida em que pueden provocar um Diminuição dos preços, exigem maior qualidade e nível de serviço e jogam os Concorrentes uns contra os outros, à custa da rentabilidade da indústria / setor.

Um grupo de clientes é poderoso se:

» É concentrado ou compra grandes Quantidades Relativamente às vendas do produtor;
»Os produtos comprados à indústria REPRESENTAM uma fração importante dos custos e compras do cliente;
»Os produtos Adquiridos São indiferenciáveis;
»Depara com baixos custos de mudança;
• A sua rentabilidade é baixa;
»Constituem uma ameaça de Integração a montante;
• A qualidade do produto adquirido não é importante para uma qualidade dos produtos fabricados pelos clientes;
Possuem informação completa »Procura (, Preços, Custos, Rendimentos,.);


A seleção, por parte da empresa, do tipo de clientes a vender quem é uma decisão estratégica da maior importância. Uma empresa pode exemplo, por, Melhorar a sua POSIÇÃO Selecionando estratégica, para seus clientes, Aqueles que tiverem menor poder.

» Poder de Negociação dos Fornecedores

Os Fornecedores pueden Exercer o seu poder sobre um setor ameaçando elevar os preços ou Reduzir a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Um grupo de Fornecedores é poderoso nas seguintes condições:

»É dominado por um número reduzido de empresas e está mais concentrado do que uma indústria que fornece;
»Não produtos depara com substitutos;
• A indústria abastecida não Constitui um cliente importante para os fornecedores;
»Os produtos fornecidos são diferenciáveis ou apresentam Elevados custos de mudança.
»Constituem uma ameaça de Integração a jusante;

Geralmente apenas se como Consideram Fornecedores outras empresas, no entanto, a mão de obra Reconhecida Também deve ser, como um Fornecedor que pode deter grande poder os setores sobre. O governo influencia Diretamente muitos, senão todos, dos aspectos do setor de um modo direto e / ou indireto. Em muitos setores o governo é o cliente ou Fornecedor e, muitas vezes, o seu papel é determinado mais por razões políticas do que por razões econômicas.

A Legislação governamental coloca também limites ao comportamento das empresas como clientes ou Fornecedores. Assim, uma análise estrutural só está completa com uma inclusão do diagnóstico da política atual e futura dos Governos de uma nação ou de um bloco econômico.

»Aparecimento de produtos substitutos
Todas as empresas num setor estão em Concorrência com empresas de outros setores que produzem produtos substitutos. Estes limitam uma rentabilidade potencial de um setor colocando um teto nos preços que praticar como pueden empresas. A identificação de produtos de substituição resulta da pesquisa de outros produtos que pueden desempenhar a mesma função. Os produtos substitutos que merecem atenção especial são Aqueles Cuja relação preço / rendimento tem tendência, ou um ser superior à dos produtos do setor são Produzidos em setores altamente rentáveis.
 
 
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